Encerramento do Festival de Música de Penedo

Entrevistas e a apresentação do pianista Hércules Gomes, interpretando Tia Amélia, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e composições próprias

Encerramento do Festival de Música de Penedo

Festival de Música de Penedo encerra a programação com recital de piano de Hércules Gomes

Lenilda Luna - jornalista

Uma noite fresca e sem chuva, um palco ao ar livre em frente à uma Igreja colonial, no Centro Histórico de Penedo. A iluminação perfeita para um piano branco que chama a atenção de quem chega. Senta, com elegância, em frente ao instrumento, um pianista premiado: um homem negro, que ocupa com maestria o lugar que lhe cabe por tamanha destreza, gentileza e talento.

É sim uma noite perfeita e inesquecível para encerrar o Festival de Música de Penedo. Hércules Gomes não apenas tocou a História da Música, destacando mulheres que enfrentaram barreiras e preconceitos nos séculos 18, 19 e 20, mas também conversou com o público, ensinou sobre a nossa cultura e sobre como a música é importante para revelar grandes histórias.

Disponibilizamos aqui neste podcast, para quem quiser ouvir, um pianista que toca "com o coração na ponta dos dedos". Hércules Gomes, músico capixaba que mora em São Paulo, premiado e destacado pianista dessa geração, que lançou recentemente o disco solo Tia Amélia para Sempre. Neste episódio do nosso podcast, a entrevista e o recital, ao vivo, com o pianista.

Viva o Festival de Música de Penedo! Vida longa a esse grande evento! Parabéns ao coordenador geral, Marcos Moreira, e a todas as pessoas que fizeram parte da organização e trabalharam coletivamente para garantir dias e noites de música, inesquecíveis!

Penedo, 21 de outubro de 2023

Neste episódio gravado ao vivo:

02:56 - Anna Rodrigues - produtora executiva do Festival de Música de Penedo

13:00 - Simoneide Araújo - coordenadora da Comunicação do Festival

32:39 - Gerard Guillot, da Universidade de Bordeaux, Montaigne (França)

35:07 - Hércules Gomes - pianista

46:16 - Alejandro Aldana, violonista

51:25 - José Luciano Alves, saxofonista (Zé Maravilha)

54:50 - Carlos Ezequiel, baterista

66:05 - João Carlos Acioli, diretor de palco de Festival de Música de Penedo

73:00 - apresentação ao vivo do pianista Hércules Gomes, no palco do Largo de São Gonçalo

Sons do Velho Chico: