Ufal e Sociedade 20 - Teoria Marxista da Dependência

Entrevista com o professor Rodrigo Castelo, da Unirio, sobre a Teoria Marxista da Dependência (TMD)

Ufal e Sociedade  20 - Teoria Marxista da Dependência

No Programa Ufal e Sociedade desta semana, Lenilda Luna entrevistou o professor Rodrigo Castelo, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Ele esteve na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no final de outubro, para participar do 1º Seminário Nacional Economia Política e Dependência, realizado pelo grupo de pesquisa Estado de Direito e Capitalismo Dependente, liderado pelos professores Adriano Nascimento e Clarissa Maranhão, da Faculdade de Serviço Social (FSSO).

Rodrigo Castelo destacou a importância de debater a Teoria Marxista da Dependência, nesse contexto internacional de superexploração da força de trabalho, que atinge mais duramente os países de economia dependente.

foto: Renner Boldrino