Ufal e Sociedade 66: Destaque para importância do Paespe no apoio a estudantes de escolas públicas

Geiza Correia, coordenadora do programa é a entrevistada da semana

Simoneide Araújo - jornalista

O  Programa de Apoio aos Estudantes de Escolas Públicas (Paespe), criado há 27 anos pelo professor Roberaldo Sousa, um  projeto de transformação da vida de jovens pela educação, será o foco da entrevista desta semana no Ufal e Sociedade. Na segunda-feira (9), o apresentador Thiago Prado conversa com a professora Geiza Correia, coordenadora do projeto.

Geiza Correia foi aluna da 2ª turma do Paespe, em 2004 a 2005, é engenheira civil, graduada pela Ufal, mestre em Recursos Hídricos e Saneamento, também pela Ufal, e, atualmente, está fazendo, simultaneamente, outro curso de mestrado e o doutorado em Recursos Hídricos pela federal de Pernambuco. Ela é professora voluntária do Centro de Tecnologia (Ctec) da Ufal, mas também já foi docente na Faculdade Pitágoras, nas disciplinas Hidrologia, Hidráulica, Drenagem Urbana e Gestão Ambiental, e também já lecionou no Pronatec do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

A coordenadora fala sobre esse grande projeto, criado pelo professor Roberaldo Souza, e 1993, que busca atender as necessidades da comunidade socialmente vulnerável, principalmente os estudantes de escolas públicas. Ela conta como funciona, qual a estrutura, quanto alunos atende, como estão as aulas neste período de pandemia, quantos já conseguiram ingressar no ensino superior. Enfim, várias questões envolvendo o Paespe.

Geiza destaca que o Paespe vai além da formação acadêmica e prova disso são as iniciativas como a campanha solidária para arrecadação de equipamentos de informática para combate à exclusão digital vivida pelos alunos do próprio programa.

Outro destaque da entrevista são as conquistas que o Paespe vem conquistando pelas ações sociais desenvolvidas. Vem colecionando prêmios nacionais e conseguiu ficar entre os 12 projetos do Brasil reconhecidos no ano 2018 por meio do Prêmio Acolher.

Tudo isso e muito mais você acompanha na entrevista. Para saber mais, basta acessar a Rádio Ufal para conferir tudo isso e muito mais a partir da próxima segunda-feira (9), às 11h. Fique ligado porque o programa vai ao ar de segunda a sábado, às 11h, às 17h e às 23h. Ou ouça, quando quiser, o podcast do programa Ufal e Sociedade, no site da Rádio.

Produção e roteiro: Sinoneide Araújo
Apresentação: Thiago Prado
Edição e finalização: Edilberto Sandes (Brother)