Ufal e Sociedade 64: Entrevista com Débora Borges sobre Laboratório de Violino
Ela é violonista e professora do curso de licenciatura em Música da Ufal
Simoneide Araújo - jornalista
O destaque da semana na Rádio Ufal é o projeto de extensão Laboratório de Violino, criado a há mais de dois anos e que, nesse momento de pandemia, vem proporcionando momentos agradáveis na vida dos alunos. A entrevista inédita com Débora Borges vai ao ar na segunda-feira (26), às 11h, e será reprisado às 17h e às 23h, além de o podcast ficar disponível no site radio.ufal.br .
Débora Borges, natural de São Paulo-SP, iniciou seus estudos aos 16 anos no Instituto Baccarelli, concluiu seu bacharelado em Música na Universidade Fiam-Faam e na Faculdade Mozarteum de São Paulo. É doutora em Música - Práticas Interpretativas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e teve como orientadores os professores Fredi Gerling e Cristina Capparelli.
Atualmente Débora integra o corpo docente do curso de graduação em Música da Universidade, onde coordena o projeto de extensão Laboratório de Violino da Ufal. Ele lembra que o projeto surgiu para suprir a carência, em Maceió, de cursos de violino para iniciantes. “Também havia a necessidade de um espaço de ensino-aprendizagem que pudesse corroborar para formação do aluno de graduação em Música licenciatura, especificamente com ênfase em violino”, ressaltou.
Mesmo com a pandemia, as aulas não pararam, elas mudaram do ambiente físico para uma plataforma virtual, pelo Google Meet. “Foi uma experiência nova para todos e muito produtiva. Conseguimos avançar no conteúdo de maneira eficaz e os alunos se mantiveram motivados para o estudo”, revelou a professora.
Quer saber mais, então acessa a Rádio Ufal para conferir tudo isso e muito mais a partir da próxima segunda-feira (26), às 11h. Fique ligado porque o programa vai ao ar de segunda a sábado, às 11h, às 17h e às 23h. Ou ouça, quando quiser, o podcast do programa Ufal e Sociedade, no site da Rádio.
Ficha técnica
Produção e roteiro: Sinoneide Araújo
Apresentação: Thiago Prado
Edição e finalização: Edilberto Sandes (Brother)