Ufal e Sociedade 39 - Covid-19 e os riscos da automedicação

Entrevista com a farmacologista Eliane Campesatto, do Instituto de Ciências Biológicas. Ela esclarece dúvidas sobre as medicações que estão sendo usadas no tratamento dos infectados e os riscos da automedicação

Ufal e Sociedade 39 - Covid-19 e os riscos da automedicação

O aumento de óbitos por conta da pandemia de Coronavírus levou muitas pessoas a pesquisar na internet quais as receitas e medicamentos para tentar evitar a doença. Mas a automedicação pode ser tão perigosa quanto a infecção por covid 19. Por isso, o programa Ufal e Sociedade entrevistou a farmacologista Eliane Campesatto, do Instituto de Ciências Biológicas. Ela esclareceu dúvidas sobre as medicações que estão sendo usadas no tratamento dos infectados.

A pesquisadora também é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica, regional Alagoas, e membro do grupo de trabalho de Saúde Pública do Conselho Federal de Farmácia. Ela explicou o que é a Cloroquina, substância que está sendo apresentada como possível cura para o covid 19. “A Cloroquina é usada já há muito tempo no tratamento da malária e de doenças autoimunes, mas a sua eficácia ainda está sendo testada para o coronavírus”, pondera Eliane.

Para saber mais, ouça a entrevista

Texto: Lenilda Luna
Edição de áudio: Thiago Prado e Edilberto Sandes (Brother)