Ufal e Sociedade 35 - Urbanismo Social
A egressa da Ufal, Débora Moraes, fala sobre seu trabalho para a urbanização da grota Poço Azul
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado por ela na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Fau) recebeu o reconhecimento da Contribuição Projetual Arquitetônica, Urbanística e Paisagística, no prêmio Zélia Maia Nobre, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo em parceria com a Onu Habitat.
O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (Onu-Habitat) mantém um escritório em Alagoas desde outubro de 2017. “A instalação do programa deu uma visibilidade internacional para as grotas e assentamentos precários de Maceió. O meu trabalho foi inspirado no programa Vida Nova nas Grotas, do Governo de Alagoas em parceria com a ONU”, relata a arquiteta.
O estudo de Débora, intitulado Delineando a Urbanização da Grota Poço Azul, teve como foco a comunidade desta grota, localizada na parte alta da cidade, entre condomínios de moradores de alta renda, como Jardim Petropólis e Aldebaram, próximo a bacia do riacho Salgadinho, que conta com cerca de 500 habitantes. “É uma comunidade que convive há mais de 30 anos e tem profundas raízes naquele local”, destaca a arquiteta.
A apresentação do trabalho pode ser consultada aqui
Texto e foto: Lenilda Luna
Edição de áudio: Edilberto Sandes (Brother)