Ufal e Sociedade 231- Nova Política de Educação a Distância

Fernando Pimentel, gestor da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), explica o que muda na graduação a distância com o novo decreto assinado pelo governo federal.

Ufal e Sociedade 231- Nova Política de Educação a Distância

O episódio desta semana do Ufal e Sociedade discute um tema que tem gerado dúvidas e preocupações em todo o país: a nova política de educação a distância, que extingue cursos 100% on-line. Para esclarecer os impactos dessa decisão, o programa recebe o gestor da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied/Ufal), Fernando Pimentel. Ele explica quais são as mudanças previstas, como elas afetam (ou não) os cursos ofertados pela Ufal e quais os próximos passos da instituição diante desse cenário.

Durante a entrevista, Fernando tranquiliza a comunidade acadêmica e os futuros alunos. Segundo ele, a EaD na Ufal já funciona no formato semipresencial, com momentos obrigatórios de atividades presenciais, como avaliações, estágios e práticas pedagógicas. Por isso, os cursos atuais não serão impactados diretamente pela nova legislação. As alterações, segundo o gestor, só passarão a valer para novas turmas e editais, mantendo a continuidade dos cursos em andamento até a sua conclusão, sem prejuízo para os estudantes.

O programa também destaca que estão abertas as inscrições para um edital complementar, que oferece 250 vagas nos cursos de licenciatura em Letras-Inglês e Ciências Sociais na modalidade EaD. As inscrições vão até o dia 9 de junho. É uma oportunidade para quem deseja ingressar na universidade e se qualificar, mesmo morando no interior ou precisando de mais flexibilidade nos estudos. O episódio está disponível na programação da Rádio Ufal e também nas plataformas de áudio, para quem quiser ouvir quando e onde quiser.

Ficha técnica:

Operador de áudio: Helder Melo
Direção técnica: Edilberto Sandes (Brother)
Locução: Lenilda Luna
Produção: Cecília Calado