Ufal e Sociedade 227 - Arquitetura prisional e socioeducativa

Entrevista com a arquiteta e urbanista Suzann Cordeiro, professora do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Ufal e coordenadora do Núcleo de Pesquisas sobre Projetos Especiais (Nuppes)

Ufal e Sociedade 227 - Arquitetura prisional e socioeducativa

Neste programa inédito, Suzann compartilha os bastidores de sua pesquisa imersiva: foram 45 dias vivendo dentro de presídios, convivendo com reeducandos e observando de perto a complexa relação entre espaço e subjetividade. A partir dessa vivência, ela está desenvolvendo um instrumento de verificação das condições físicas das unidades prisionais, que considera não só aspectos como funcionalidade, ventilação, iluminação e conforto acústico, mas também políticas de gênero e a capacidade real de o espaço contribuir com o processo de ressocialização.

Para Suzann, discutir arquitetura prisional e socioeducativa é discutir humanidade. “A gente vive em espaços. Todas as relações e fenômenos acontecem em algum tipo de espaço -construído ou não. O nosso corpo é espacial, a nossa existência é espacial. Precisamos entender como nos relacionamos com o ambiente à nossa volta para compreender por que ainda reproduzimos práticas de violência, preconceito e exclusão”, destacou.

Ficha técnica do programa Ufal e Sociedade

Operador de áudio: Helder Melo
Direção técnica: Edilberto Sandes (Brother)
Locução: Lenilda Luna
Produção: Cecília Calado