Ufal e Sociedade 207 - Mulheres na vida acadêmica

Entrevista com a professora Eliane Cavalcanti, vice-reitora da Ufal

Ufal e Sociedade 207 - Mulheres na vida acadêmica

Na entrevista da vice-reitora Eliane Cavalcanti, o foco está nos desafios atuais para as mulheres na vida universitária. A professora sabe bem o que as estudantes e servidoras mulheres enfrentam para conciliar as tarefas de estudo, pesquisa e trabalho, com as responsabilidades domésticas e familiares, que pesam muito mais sobre as mulheres.

A vice-reitora conta a própria experiência como exemplo, desde que saiu do interior de Pernambuco para estudar na capital e passou pelo desafio de ser mãe durante a graduação. Ela também fala do esforço maior que as mulheres precisam fazer para se manterem na universidade, terminar a graduação, continuarem os estudos, se dedicando a uma pós-graduação e se preparando para a docência e a pesquisa.

Eliane Cavalcanti é bacharel em Ciências Biológicas, tem mestrado em Biologia Animal e doutorado em Oceanografia Biológica, todos os cursos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi diretora do Campus Arapiraca da Ufal e atualmente está no segundo mandato como vice-reitora. Ela coordena ainda a Unidade de Testagens no enfrentamento ao Sars-Cov2 em Arapiraca.