Ufal e Sociedade 198 - Subsidência em Maceió

A primeira entrevista do ano é com a professora e geóloga, Regla Toujaquez

Ufal e Sociedade 198 - Subsidência em Maceió

A professora Regla Toujaguez La Rosa Massahud, do curso de graduação em Engenharia de Agrimensura, do Campus de Engenharia e Ciências Agrárias (Ceca), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é formada em Geologia pelo Centro Universitário de Pinar del Rio, em Cuba, com mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (SP), doutorado e pós-doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras (MG).

Na primeira entrevista de 2024, do programa Ufal e Sociedade, da Rádio Ufal, Regla fala sobre o rompimento da mina 18, que aconteceu no dia 10 de dezembro do ano passado, e sobre o necessário acompanhamento do caso. “Com certeza, a equipe coordenada pelo professor Emerson Soares vai continuar fazendo as coletas. Esse monitoramento é essencial porque esclarece sobre os níveis de Qualidade da água da laguna,  em cujo subsolo se encontram várias minas de sal, em monitoramento, preenchimento e fechamento final. O fechamento das cavidades é o procedimento adotado para evitar que eventos como o ocorrido no dia 10 de dezembro (sinkhole) aconteçam. O monitoramento é a chave para garantir que os processos em ação ocorram de forma controlada ou não, mas que sejam rapidamente percebidos, auxiliando a tomada de decisão por parte dos gestores”, destaca a geóloga.