Ufal e Sociedade 190 - Saúde das Populações Negra e Indígena

A disciplina criada pelo professor Jorge Riscado (Famed) está sendo retomada pelo professor Waldemar Neves

Ufal e Sociedade 190 - Saúde das Populações Negra e Indígena

O professor Waldemar Neves, da Faculdade de Medicina (Famed), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), anuncia a retomada da disciplina de Saúde das Populações Negra e Indígena, antes organizada pelo professor Jorge Luís Riscado.

A disciplina retorna ao currículo da graduação da Famed, neste semestre letivo de 2023.2, a partir do dia 29 de novembro. A aula inaugural será ministrada por Mãe Neide Oyá d’Oxum, Patrimônio Vivo de Alagoas e liderança do Centro de Cultura Afro Centro Espírita Santa Bárbara, no Conjunto Village Campestre, parte alta de Maceió.

Waldemar Neves fala, durante a entrevista, sobre a importância de oferecer esta disciplina, dentro da proposta do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina, que se propõe a formar o profissionais com um perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo, na perspectiva da integralidade da assistência à saúde das comunidades mais vulneráveis e excluídas da sociedade.

Foram abertas 25 vagas para estudantes da Famed e 5 vagas para estudantes de outras Unidades Acadêmicas. A disciplina é eletiva, mas aponta para linhas de pesquisa que estão sendo bastante abordadas nas Universidades, como: a Medicina tradicional indígena e afro-brasileira; as disparidades de saúde que afetam a população negra e indígena, comparando com outros grupos étnicos, entre outras temáticas,

Waldemar ressalta que a iniciativa de retomar a disciplina busca não apenas honrar a memória do Prof. Jorge Riscado, mas também fortalecer o compromisso da Universidade com a inclusão e a diversidade, além de fomentar o conhecimento sobre a saúde dessas comunidades historicamente marginalizadas.

A disciplina Saúde Negra e Indígena contará com a colaboração de professores e profissionais da área da Saúde com reconhecida colaboração na perspectiva de uma abordagem antirracista e inclusiva em várias áreas do conhecimento, como Angélica Peixoto, Clébio Correia, Diogo Nilo, Elvira Simões, Jarbas Ribeiro, Ligia dos Santos,Luana Pires, Edna Bezerra, Sandra Taveiro, Saulo Fernandes e Waldemar Neves.