Ufal e Sociedade 189 - O Papel dos servidores e servidoras

Entrevista com Leandro Gonçalves, gerente de Capacitação da Progep
Ufal e Sociedade 189 - O Papel dos servidores e servidoras

O Dia do Servidor Público foi instituído pelo artigo 236 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, como forma de reconhecer e homenagear esses profissionais que são essenciais para o funcionamento do Estado.

Os servidores públicos são responsáveis pela prestação de serviços à população, nas esferas federal, estadual e municipal, atuando em diversas áreas, como educação, saúde, segurança pública, transporte, entre outras.

Leandro destaca a atenção de cada servidor da Ufal com os princípios do serviço público, que são: Legalidade: atuar de acordo com as leis e normas vigentes; Impessoalidade: tratar todos os cidadãos de forma igual, sem distinção de raça, sexo, religião, etc; Moralidade: agir de forma ética e honesta; Eficiência: desempenhar suas atividades de forma eficaz e eficiente.

O gerente de capacitação ressalta, na entrevista, que os servidores públicos são fundamentais para a sociedade, pois contribuem para o desenvolvimento do país e para a melhoria da qualidade de vida da população. Para que o trabalho prestado seja sempre de excelência, a Universidade proporciona constantes espaços de capacitação.

Edição de áudio: Edilberto Sandes (Brother)