Ufal e Sociedade 175 - Representante da comissão eleitoral esclarece como será a consulta pública para a gestão da Reitoria

Quais são as regras legais que fundamentam a consulta pública à comunidade universitária para a Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal)? Como esse processo democrático é referendado no Conselho Universitário (Consuni) e efetivado pela Presidência da República? Por que não é efetivamente uma eleição direta para a reitoria?

Apesar de ser um processo participativo que acontece na Ufal desde a década de 1980, existem ainda muitas dúvidas sobre como funciona a indicação da comunidade universitária para a Reitoria. Para esclarecer todas as dúvidas, convidamos o professor Jailton Lira, do Centro de Educação (Cedu), que é presidente da Associação dos Docentes (Adufal) e representante dos professores na comissão coordenadora da consulta pública, .