Ufal e Sociedade 167 - 25 anos de Educação a Distância na Ufal

Entrevista com o professor Fernando Pimentel, da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied)

Ufal e Sociedade 167 - 25 anos de Educação a Distância na Ufal

Nesta conversa, o pesquisador e gestor da Educação a Distância na Ufal, Fernando Pimentel, conta como foi o início dos projetos, utilizando recursos tecnológicos na Educação, capacitando professores. “A gente pode dizer que tudo começou com a professora Elizabeth Almeida, no Cedu, quando ela criou a Informática na Educação. Depois vieram as pesquisas do professor Luís Paulo Mercado, das professoras Aparecida Viana, Anamelia Campos, Cleide Jane Costa, e então formou-se um grupo de professores que consolidou essa linha de pesquisa”, relata Pimentel.

Durante a entrevista, Fernando Pimentel destaca a qualidade alcançada pela EaD na Ufal. “Tanto que o primeiro compromisso, fora de Brasília, da professora Suzana dos Santos Gomes, responsável por gerir o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), após assumir o cargo no início deste ano, foi em Maceió para nossa mesa redonda que iniciou a comemoração dos 25 anos de Educação a Distância na Universidade”, ressaltou o professor.