Ufal e Sociedade 166 - Negócios conscientes e empreendedorismo

Entrevista com o professor Egberto Pedro (Campus Arapiraca) e Thomas Eckschmidt, escritor e palestrante

Ufal e Sociedade 166 - Negócios conscientes e empreendedorismo

O programa Ufal e Sociedade conversou com o professor Egberto Pedro e com o palestrante Thomas Eckschmidt sobre o movimento de empreendedorismo na Universidade. O professor Egberto Pedro contou que no Campus Arapiraca está sendo construído um ecossistema empreendedor. “E essa Universidade empreendedora está sendo direcionada para os negócios conscientes. Por isso, trouxemos o Thomas para algumas palestras no Circuito Alagoano de Startups e, aproveitando, realizamos uma palestra no Sebrae para os empresários locais”, relata o professor.

O empreendedorismo tem sido amplamente divulgado com histórias de sucesso de startups e empreendedores de destaque. Essa narrativa pode influenciar os estudantes a considerarem o empreendedorismo como uma carreira atraente e desafiadora. Thomas Eckschmidt explica que a filosofia empreendedora moderna é baseada em princípios como propósito, interdependência, cultura de colaboração e liderança. “Quando eu, líder, cuido das pessoas, elas vão cuidar do meu negócio. Quando eu deixo de cuidar das pessoas, eu começo a arrumar inimigo”, disse o fundador do movimento Capitalismo Consciente.