Ufal e Sociedade 159 - Conscientização sobre o autismo

A entrevistada é Daniely Spósito, assistente social do Núcleo de Acessibilidade (Nac) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Ufal e Sociedade 159 - Conscientização sobre o autismo

A assistente social do Núcleo de Acessibilidade (NAC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Daniele Spósito, é a entrevistada do programa Ufal e Sociedade veiculado a partir de segunda-feira (3), na rádio Ufal. Ela conta como foi formado o grupo de apoio da Universidade, que busca contribuir na socialização de estudantes autistas.

O dia 2 de abril é a data escolhida pela Assembleia das Nações Unidas (ONU), desde 2007, para pautar na sociedade a conscientização sobre o autismo, como forma de buscar incluir essas pessoas, que estão dentro desse espectro de transtorno do neurodesenvolvimento, uma condição que se revela de forma específica em cada indivíduo.

No Brasil, a data foi oficializada recentemente, em 2018, pela Lei nº 13.652. Várias matérias sobre o tema indicam que existem dois milhões de pessoas autistas no país, mas não há uma fonte oficial para os dados. O Censo 2022 incluiu pela primeira vez o levantamento da população brasileira autista.