Ufal e Sociedade 152 - Mulheres na Ciência

Entrevista com Mônica Araújo da Silva, doutora em Química e Biotecnologia da Ufal

Ufal e Sociedade 152 - Mulheres na Ciência

Nossa entrevistada no programa Ufal e Sociedade, para celebrar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, é a professora Mônica Araújo da Silva, que entrou no curso de Química e Biotecnologia da Ufal em 2006 e, poucos meses depois, começou a ser orientada por outra pesquisadora destacada na nossa Universidade, a professora Simoni Meneghetti.

Na entrevista, Mônica conta como foi o início dessa trajetória como menina da Ciência e como os investimentos do governo federal em pesquisa, na época, contribuíram para que ela se dedicasse a buscar fontes renováveis de energia e se tornasse mestre em Engenharia Química e, depois, no doutorado, em 2018, fosse reconhecida com o Prêmio de melhor tese defendida 2017-2018, no Programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia da Ufal, durante o 4º Simpósio Nordestino de Pós-graduação em Química e Biotecnologia.

Com o mesmo entusiasmo que faz as pesquisas em laboratórios, Mônica dedica-se a formar novos cientistas, em especial, a trazer mais meninas para a Ciência. Em janeiro deste ano, pesquisadoras do IQB realizaram o projeto "De Olho no Óleo", que integra o programa Futuras Cientistas. Estudantes do ensino médio vivenciaram a rotina no laboratório de Química, acompanhadas pelas pesquisadoras Simoni Meneghetti, Tatiane Veríssimo, Janaina Heberle, Monique Angelo e Mônica, nossa entrevistada.