Ufal e Sociedade 145 - Antônio Alves Neto (Toninho), coordenador geral da Fasubra

Ele fala da expectativa dos técnico-administrativos com a nova gestão federal e a pauta debatida na Plenária Nacional da Fasubra

O programa Ufal e Sociedade desta semana foi gravado em Brasília, durante a Plenária Nacional da Fasubra, realizada na UnB, de 8 a 10 de dezembro. O Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi representado por três delegados.

Na entrevista, Antônio Alves Neto, mais conhecido como Toninho, coordenador geral da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), fala sobre as expectativas e pautas da categoria, que já foram apresentadas ao gabinete do governo de transição do presidente eleito.

A reivindicação mais destacada é a recomposição salarial, já que os servidores públicos federais estão com os salários congelados há mais de seis anos, perdendo poder aquisitivo diante da inflação alta do último período. Os técnicos também propõem que seja restabelecida a data-base da categoria.

Além da pauta econômica, Toninho apresenta o debate político que ocorreu durante a plenária da Fasubra, com a expectativa de ampliação da participação democrática nas decisões que dizem respeito às universidades brasileiras, como a regulamentação das eleições diretas para a Reitoria.

Ouça e compartilhe esse podcast