Programa Ufal e Sociedade 70 entrevista Pierre Barnabé, coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologia da Ufal

Ele fala sobre a produção científica e tecnológicas da Ufal tempos desafiantes de pandemia. Foram 32 patentes depositadas e 36 novos programas de computação

O ano de 2021, quando a Ufal completa 60 anos de existência, começa com destaque na produção de inovação tecnológica. E é isso que o professor Pierre Barnabé Escodro, coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), destaca nesta entrevista do Ufal e Sociedade. Ele também ressalta que a pandemia de covid-19 evidenciou a importância dos investimentos públicos em Pesquisa e Inovação Tecnológica.

Foram 32 novas patentes depositadas durante o ano de 2020. “Foi o maior número de patentes depositadas no período de um ano na Ufal. O resultado mais próximo foi em 2018, quando alcançamos 27 patentes. Ao todo, a Universidade tem 169 patentes depositadas, isso mostra que tivemos um considerável aumento de produtividade nos últimos dois anos”, ressaltou o coordenador do NIT.

A Ufal também se destacou na criação de novos programas de computação, os softwares específicos para atender às demandas apresentadas nesse período. “A Ufal registrou no ano passado 36 softwares, dos 47 da nossa história. Portanto, foi um ano ímpar, em que nós apresentamos várias soluções para problemas sociais, educacionais, agropecuários, tecnologia da informação e todas as áreas do conhecimento”, relatou o coordenador do NIT.

Desde o início da quarentena, a Ufal contribuiu com produção de conhecimento e tecnologia. Para Pierre Barnabé, o ano de 2020 demonstrou enfaticamente que a Universidade produz conhecimento para além dos muros da instituição. “Nesse momento, pudemos demonstrar que o conhecimento produzido na academia se transforma em serviços, processos e produtos aplicáveis aos enfrentamentos da pandemia e, principalmente, a produção de tecnologias para garantir a preservação de vidas”, declarou.

Tudo isso e muito mais você acompanha na entrevista. Para saber mais, basta acessar a Rádio Ufal e conferir toda segunda-feira, às 11h, e reprise às 17h e às 23h. Fique ligado porque o programa vai ao ar de segunda a sábado nesses horários. Ou ouça, quando quiser, o podcast do Ufal e Sociedade, aqui no site da Rádio.

Produção, roteiro e apresentação:: Lenilda Luna
Edição e finalização: Edilberto Sandes (Brother)