Ufal e Sociedade 59 - Entrevista é com Amauri Barros sobre aulas remotas na Ufal

Pró-reitor de Graduação tira dúvidas mais frequentes dos discentes sobre o PLE

Simoneide Araújo - jornalista

O pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, bate um papo com Thiago Prado, pela Rádio Ufal, no programa Ufal e Sociedade desta semana e tira dúvidas sobre o calendário do Período Letivo Excepcional (PLE) na Universidade Federal de Alagoas. As aulas começam dia 13 de outubro, nos quatro campi da Ufal e unidades de ensino, mas até lá tem vários prazos e ações que precisam ser cumpridos.

Amauri Barros, professor associado 3 da Ufal, é graduado em licenciatura em Matemática pela Ufal, mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFCE) e doutor em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ele é pró-reitor de Graduação, mas também ocupou a mesma pasta na gestão do reitor Eurico Lôbo, de 2011 a 2016.

Não obrigatório

Como o calendário do PLE não é obrigatório, mas todos os alunos da Ufal, inclusive os feras, podem se matricular nas disciplinas ofertadas e o Colegiado de cada curso vai definir quais são as eletivas e as obrigatórias disponibilizadas. A orientação da Prograd é que o discente se matricule em, no máximo, três disciplinas.

As aulas ao vivo serão realizadas no horário regular do aluno no curso presencial, diurno ou noturno, e acontecerá em plataformas como Moodle, Sigaa, Google Classroom ou outras, a critério do professor. De acordo com o pró-reitor, em virtude das dificuldades de acesso à internet de muitos dos alunos, além das atividades ao vivo, o professor também pode utilizar videoaulas, podcasts e outros recursos.

Em caso de reprovação ou desistência por imprevistos, o aluno não vai ter o registro no histórico escolar. Assim, não influencia no coeficiente, mas independente disso, Barros reforça a importância de os alunos participarem desse calendário especial.

Ah, e se os estudantes necessitem de apoio do Núcleo de Acessibilidade (NAC) ou de Intérpretes de Libras para acompanhar as aulas ao vivo, devem fazer solicitação na coordenação do seu curso. Barros lembra também que se o estudante precisar de ajuda com as ferramentas tecnológicas ou no ambiente virtual de aprendizagem, pode entrar em contato com o Centro de Inclusão Digital (CID) pelo contato.cidufal@gmail.com.

O Ufal e Sociedade é uma produção da Rádio Ufal e, para saber mais, ouça o programa às 11h, às 17h ou às 23h ou acesse o podcast pelo site da Rádio Ufal.

Produção e roteiro: Simoneide Araújo

Apresentação: Thiago Prado

Edição: Thiago Prado

Finalização: Edilberto Sandes (Brother)