Estudante de jornalismo apresenta reportagem multimídia sobre Alzheimer

Em texto, áudio e vídeo, Kerolaine Costa apresentou o drama de quem convive com a doença

Estudante de jornalismo apresenta reportagem multimídia sobre Alzheimer

A apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da estudante de jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Kerolaine Costa, sob a orientação da professora Lais Falcão, destacou o drama dos “esquecidos”. A ideia de falar sobre o assunto veio da experiência pessoal com os desafios de cuidar de uma pessoa portadora da doença. “Meu avô tem Alzheimer e percebi que algumas famílias, apesar de conviver com o problema há anos, não têm muitas informações sobre os cuidados que devem ser tomados”, relata a estudante.

Segundo Kerolaine, é preciso que as famílias tenham mais informações sobre terapias, medicações e direitos das pessoas portadoras da doença de Alzheimer. “Por isso que quis tratar desse tema em uma grande reportagem multimídia, justamente para usar as variadas ferramentas do jornalismo e divulgar dados e relatos. Foi um grande desafio recolher as informações, editar e formatar para apresentar me pouco tempo, antes do afastamento da minha orientadora”, contou a estudante

A estudante selecionou entrevistados do município de Lagoa da Canoa, no agreste de Alagoas, cidade natal de Kerolaine. “Entrevistei familiares e pessoas com a doença de Alzheimer que residem perto da casa do meu avô. Também entrevistei cuidadores e servidores da área de Saúde em Maceió, assim como representantes de instituições e advogados para falar dos direitos. Separei a minha reportagem em vários intertítulos para facilitar a consulta aos vários aspectos abordados”, explica Kerolaine.

Veja a reportagem aqui

Texto: Lenilda Luna

Edição de áudio: Thiago Prado e Edilberto Sandes (Brother)