Lídia Ramires apresenta pesquisa sobre assédio às mulheres na reportagem esportiva

A pesquisa para o pós-doutorado foi apresentada na Universidade de Tolouse (França), com o tema “Deixa Ela Trabalhar: jornalismo esportivo e gênero"

A pesquisadora em Comunicação Social, Lídia Ramires, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), concluiu e apresentou, no final de fevereiro, a pesquisa do pós-doutorado na Universidade de Tolouse (França), com o tema “Deixa Ela Trabalhar: jornalismo esportivo e gênero", sobre o assédio às mulheres jornalistas na cobertura esportiva no Brasil e em outros países.

O estudo foi motivado pela experiência pessoal da pesquisadora e pela observação do relato de outras profissionais sobre as mesmas situações que ela vivenciou, na cobertura esportiva ao redor do mundo. “No final da década de 1990, eu trabalhei como repórter esportiva para a Rádio Difusora e para a Rádio Gazeta, mas não integrei a equipe de cobertura da Copa do Mundo de Futebol na França, em 1998, por ser mulher”, conta Lídia.

Esse impedimento de atuar numa cobertura internacional, fez com que Lídia Ramires escolhesse outras direções para a carreira. “Resolvi pesquisar a relação de gênero e mídia, especificamente, a presença da mulher no mercado de jornalismo. Minha pesquisa de pós-graduação analisa o Movimento Deixa Ela Trabalhar, criado por 52 jornalistas, que sofreram assédios em várias coberturas, em 2018”, relata a pesquisadora.

Ouça a entrevista completa no podcast

Texto: Lenilda Luna

Edição de áudio: Thiago Prado e Edilberto Sandes (Brother)