Consuni aprova concessão de títulos de doutoras Honoris Causa para a professora Cida e Mãe Mirian
Coube à jornalista e mestra em Antropologia, Jéssyka Faustino, apresentar ao Conselho Universitário (Consuni), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), as propostas do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi) para a concessão dos títulos de doutoras Honoris Causa
Mulher negra, jovem e com uma história de superação para conseguir estudar e se dedicar à pesquisa, Jéssyka se emocionou e também fez a platéia se emocionar ao ouvir as apresentações. “Defender as trajetórias e as contribuições dessas mulheres foi uma honra e uma responsabilidade imensa. Nós estamos falando de honrarias para mulheres que já provaram, pelas marcas que deixaram em várias pessoas que estão aqui também, que elas não só mereciam, como já era uma demanda antiga da universidade, conceder esses títulos”, ressaltou.
Sobre Mírian Araújo Souza Melo, Mãe Mirian, a recomendação ao título redigida pelo Neabi destaca a relevância dela para a cultura alagoana. “A vida e saberes de Mãe Mirian são de imensa relevância para a luta antirracista e contra a intolerância religiosa, e ainda mais importante para o povo de terreiro do Nordeste e do Brasil - aquelas mulheres e homens regidos pelas tradições e pela ancestralidade africanas. Sua trajetória, portanto, é um monumento à história e cultura negras e alagoanas, um caminho que funda lembranças, narrativas e significados que são caros à nossa identidade e territorialidade”, destaca o documento lido no Consuni.
Já sobre Maria Aparecida, o texto destaca que ela representa um dos mais potentes exemplos de resistência, transformação e compromisso social na história da Universidade Federal de Alagoas. “Sua atuação ultrapassa os limites da sala de aula e reverbera nas políticas institucionais de acesso, permanência e inclusão, bem como na construção de saberes que rompem com as estruturas de opressão”, ressaltaram os integrantes do Neabi.
Ficha Técnica
Operador de áudio: Helder Melo
Direção técnica: Edilberto Sandes (Brother)
Direção de rádio: Lenilda Luna
Locução: Lenilda Luna